O presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, recebeu apoio de oito federações e de 30 clubes para sua candidatura à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A eleição deve acontecer em janeiro de 2024. Outro candidato na disputa é Flavio Zveiter, ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva e ex-vice presidente da CBF.
Para lançar sua candidatura, o postulante a presidente da CBF precisa ter o apoio declarado de clubes e federações. O manifesto chamado “Unidos por um novo futebol”, que defende a candidatura de Reinaldo, foi assinado por times e federações de todas as regiões do país. Dentre os clubes que assinaram o documento estão Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, Internacional, Coritiba, Sport, Fortaleza e Goiás. As federações de São Paulo, Paraná, Pernambuco, Mato Grosso, Tocantins, Acre, Amapá e Rondônia também manifestaram apoio.
No manifesto, os clubes e federações defendem a candidatura de Reinaldo como uma forma de promover “uma mudança efetiva, com um projeto moderno e ambicioso”. O documento destaca que o futebol brasileiro está sofrendo com ingerências externas que tumultuam o ambiente do esporte. O último presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, foi afastado do cargo pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) em dezembro, e desde então, José Perdiz, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), ocupa a posição de forma provisória.
Acompanhe todas as notícias do mundo dos esportes no canal do Metrópoles no Telegram e siga-nos também no Instagram!