Todos os trens da operadora Eurostar, que fazem a conexão entre Londres, Paris, Bruxelas e Amsterdam, foram cancelados no sábado (30/12) devido a inundações nos túneis ferroviários no sul da Inglaterra.
A estação St Pancras, em Londres, ficou lotada de pessoas que tiveram suas viagens suspensas, aguardando por mais informações ou buscando alternativas.
A Eurostar inicialmente havia cancelado os trens apenas até às 16h, mas depois anunciou que todos os trens de sábado estavam cancelados devido à inundação dos túneis próximos à estação Ebbsfleet International, em Kent, causada por fortes chuvas e que ainda não havia sido solucionada.
Os viajantes ficaram frustrados e desapontados por terem seus planos de viagem arruinados, como no caso do casal de recém-casados de Nova York, que planejava passar a véspera de Ano-Novo na Disneyland Paris, mas só conseguiria chegar no dia seguinte. Outro casal, vindo de Sydney, Austrália, também foi prejudicado, já que não tinham mais onde ficar em Londres.
Essa não foi a primeira interrupção nos serviços de trens da Eurostar neste mês. Na semana anterior ao Natal, uma paralisação surpresa dos funcionários já havia causado atrasos e cancelamentos de viagens. Os serviços de trens foram retomados dias antes do Natal após um acordo com os sindicatos.
A Eurostar, que é controlada em sua maioria pela estatal francesa SNCF Voyageurs, enfrentou dificuldades financeiras durante a pandemia, tendo que receber um resgate de 290 milhões de euros de acionistas, incluindo o governo francês, para evitar a falência.