Militar israelense executa líder político do Hamas no Líbano

Um ataque aéreo em Beirute, no Líbano, matou Saleh al-Arouri, vice-líder da ala política do Hamas. A ação foi realizada por Israel e confirmada pelo grupo e pela mídia libanesa. O ataque ocorreu em um prédio nos subúrbios do sul de Beirute, onde o grupo Hezbollah tem domínio e tem trocado tiros com Israel em apoio ao Hamas. Outros dois membros do Hamas também morreram no ataque. Ainda não há confirmação oficial de Israel.

Saleh al-Arouri, um dos fundadores das Brigadas de Al-Qassam, braço armado do Hamas, nasceu em Ramallah, na Cisjordânia, e estava morando no Líbano após cumprir pena de prisão em Israel. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que a guerra contra o Hamas vai durar “muitos mais meses”. As metas de Israel são destruir o Hamas, trazer de volta reféns e garantir que Gaza não represente mais uma ameaça.

Apesar de trégua e negociações diplomáticas, a intensificação das operações militares em Gaza se deu depois que a trégua entre o Hamas e Israel durou menos de uma semana. O governo de Israel está realizando bombardeios em Gaza. Em relação ao Hezbollah, Netanyahu ameaçou que, se o grupo ampliar os combates, sofrerá ataques surpreendentes, assim como o Irã.

About the author