A rainha Margrethe II, da Dinamarca, anunciou em um discurso transmitido pela televisão que irá abdicar do trono em favor de seu filho, o príncipe herdeiro Frederik. Margrethe é a monarca mais longeva da Europa, tendo assumido o cargo em 1972 após a morte de seu pai. O príncipe Frederik, por sua vez, tem 55 anos e já recebe um salário anual que chega a 2,8 milhões de euros.
Frederik nasceu quando seu avô materno ainda era o rei e se tornou príncipe herdeiro aos 4 anos de idade, com a ascensão de sua mãe ao trono. Em uma entrevista, ele revelou que teve uma infância distante de seus pais, sendo criado principalmente por amas e governantas. Sua educação ocorreu em escolas particulares, incluindo uma temporada na França, e ele se formou em ciências políticas em uma universidade considerada uma das melhores do mundo.
Na juventude, Frederik chamou a atenção com seu estilo de vida rebelde e playboy, envolvendo carros esportivos, viagens luxuosas e diversos relacionamentos. Esses comportamentos preocupavam não só seus pais, mas também os súditos, que questionavam sua capacidade de liderar a monarquia com estabilidade.
O príncipe teve relacionamentos conturbados que geraram polêmicas na imprensa, como o caso em que a polícia flagrou-o dirigindo alcoolizado com sua então namorada, resultando no rompimento do namoro. Outra namorada foi proibida de se casar com ele pela rainha. Essas situações levaram a especulações sobre um possível ressentimento de Frederik em relação aos pais e ao seu papel dentro da família real.
Frederik, príncipe herdeiro da Dinamarca, conheceu Mary Donaldson durante as Olimpíadas de Sydney, em 2000. Eles se apaixonaram e se casaram em 2004, tendo quatro filhos juntos. No entanto, ao longo dos anos, surgiram rumores de problemas conjugais, incluindo polêmicas envolvendo festas, bebedeiras e outros relacionamentos.
Recentemente, o príncipe foi visto jantando com a atriz mexicana Genoveva Casanova, o que gerou especulações sobre a estabilidade de seu casamento com Mary. Especialistas sugerem que a rainha Margrethe, mãe de Frederik, tenha “agido” para tentar salvar o casamento de seu filho.
Frederik está se preparando para assumir o trono da Dinamarca e, para isso, concluiu mestrado na Universidade de Harvard, nos EUA. Ele também passou por treinamento militar ao longo dos anos. O príncipe, agora, está prestes a assumir seu papel como rei.
O herdeiro da Coroa dinamarquesa possui uma impressionante formação militar, tendo se graduado como mergulhador de combate na Marinha da Dinamarca e conquistado a certificação de piloto e título de capitão da reserva na Força Aérea. Ele também participou em missões da ONU e é membro eleito do Comitê Olímpico Internacional (COI), desde 2009.
Além de suas habilidades linguísticas em inglês, francês e alemão, o príncipe lidera uma instituição filantrópica com seu nome, onde presta assistência a estudantes de ciências políticas e sociais.
Para saber mais sobre as atividades e conquistas do próximo rei da Dinamarca, siga nosso perfil de Vida&Estilo no Instagram.