A região leste de São Paulo, juntamente com as marginais Tietê e Pinheiros, foram os locais mais afetados por alagamentos durante as chuvas do ano passado. De acordo com dados do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), levando em consideração os meses de janeiro a março, houve alagamentos em 58% dos dias, com 52 dias registrando acúmulo de água nas ruas da capital.
Entre as ruas mais atingidas, destaca-se a Rua Padre Viegas de Menezes, em Itaquera, com 49 alagamentos ao longo de seus 600 metros. Essa rua é uma via comercial popular na zona leste e fica paralela ao Rio Verde. No ano passado, o rio transbordou. Outras vias com alto números de alagamentos incluem Avenida Itaquera, Avenida Jacu-Pêssego, Luiz Ignácio de Anhaia Mello, Alcântara Machado, Interlagos e Rua Vladimir Herzog.
O CGE aconselha os motoristas a evitarem ruas alagadas durante as tempestades e recomenda que os pedestres não tentem atravessar as correntezas causadas pelas chuvas fortes. Além disso, sugere que os motoristas planejem seus trajetos com antecedência, desviando de ruas propensas a alagamentos. Em caso de dúvidas, é possível ligar para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156.