O ministro da Economia de Javier Milei, Luis Caputo, anunciou um pacote econômico que inclui uma medida que resultará na desvalorização do peso argentino em relação ao dólar. O governo de Milei alterou a taxa de câmbio oficial para 800 pesos, aproximando-a do câmbio paralelo conhecido como “dólar blue”. Essa mudança era esperada pelos empresários argentinos, que acreditam que a disparidade entre as duas taxas afetava o comércio exterior.
Além da desvalorização da moeda, o pacote econômico de Caputo também inclui o congelamento de obras, redução de subsídios e corte nas despesas públicas. O ministro declarou que o novo governo recebeu a pior herança da história e alertou para a possibilidade de haver hiperinflação se a situação persistir. Entre os ajustes anunciados estão a não renovação de contratos de trabalho com duração inferior a um ano, suspensão de contratos de publicidade do governo, redução do número de ministérios e secretarias, congelamento de novas licitações de obras públicas e redução de subsídios ao setor de energia e transportes.
Além disso, o governo pretende aprimorar as políticas sociais, estabelecer uma taxa de câmbio fixa em relação ao dólar, substituir o sistema de importação e reforçar os programas sociais existentes. Essas medidas visam enfrentar os desafios econômicos e melhorar a situação financeira do país.