Em busca da excelência no ensino, o município de Anápolis, próximo à capital Goiânia, promoveu formação para diretores de escolas municipais, visando melhorar a qualidade da alfabetização dos estudantes. As metas estabelecidas para as escolas municipais foram superiores em 25% em relação ao ano anterior, baseadas nos resultados do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego Alfa) de 2023 para as turmas do 2º ano do Ensino Fundamental.
A secretária de Educação, Flávia Fernanda, ressaltou a importância do letramento e da alfabetização para o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes. Em parceria com programas do Estado de Goiás, a gestão municipal busca investir cada vez mais na aprendizagem das crianças.
Para fortalecer as unidades de ensino, foi criado o Núcleo de Alfabetização, sediado no Centro de Formação de Profissionais da Educação (Cefope). O Núcleo é coordenado pelas professoras Keyla Gonçalves, Fabiane Neres e Leslie Poloniatto, com o objetivo de trabalhar questões relacionadas à alfabetização por meio de observação, acompanhamento e formação contínua dos professores do 1º e 2º ano do ensino fundamental.
Os estudantes dos anos iniciais participarão novamente da prova do Saego, que inclui questões de matemática e língua portuguesa. Essa avaliação, iniciada em 2011, é alinhada ao Sistema de Avaliação da Educação Básica Nacional (Saeb) do Inep, diagnosticando o nível de aprendizado dos alunos de escolas públicas e privadas do país.