A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização de seis lotes da fórmula infantil Nutramigen LGG devido a possíveis contaminações pela bactéria Cronobacter sakazakii. Essa proibição foi baseada em um comunicado do Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, que recomendou o recolhimento dos lotes.
Ainda não foi encontrada nenhuma contaminação relacionada ao consumo desses lotes no Brasil, mas foram identificados lotes contaminados em outros países como Argentina, Bélgica, Canadá, Colômbia, Costa Rica, entre outros.
A Anvisa divulgou os seis lotes que foram proibidos: ZL3FHG, ZL3FMH, ZL3FPE, ZL3FQD, ZL3FRW e ZL3FX. A agência orienta aos consumidores que verifiquem os rótulos e evitem o consumo desses produtos, principalmente por bebês.
A Cronobacter sakazakii é uma bactéria que pode causar infecções, principalmente em recém-nascidos e bebês de baixo peso. Os sintomas mais comuns são meningite, enterocolite necrosante e bacteremia.
É importante que todos estejam atentos a esses lotes proibidos e evitem a sua utilização. A Anvisa está tomando essa medida preventiva para garantir a saúde e segurança dos consumidores.