O Partido dos Trabalhadores (PT) emitiu uma nota em defesa do ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais do governo federal, Alexandre Padilha, que foi alvo de críticas do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Lira caracterizou Padilha como “incompetente” e seu “desafeto pessoal” em relação ao posicionamento de aliados sobre um caso envolvendo o deputado Chiquinho Brazão e a vereadora Marielle Franco.
O PT defendeu Padilha, salientando que as críticas de Lira comprometem a posição de presidente da Câmara Federal e prejudicam a harmonia entre os poderes da República. O partido ressaltou a importância de relações republicanas saudáveis para superar a atual beligerância política e social no país.
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, expressou apoio a Padilha, elogiando sua competência e dedicação à missão confiada a ele. O partido reiterou seu respaldo ao ministro e repudiou ataques que considera prejudiciais à democracia, exortando as lideranças nacionais a priorizarem os interesses do Brasil.