A ora-pro-nóbis é uma planta popular no Brasil e faz parte do grupo de plantas alimentícias não convencionais (Panc). Com suas folhas verde-escuras, ela é conhecida por ser nutritiva e rica em proteínas.
O consumo da ora-pro-nóbis tem aumentado recentemente, mas nem todos têm acesso à planta fresca. Para aproveitar suas folhas em diversas receitas, a farmacêutica especializada em fitoterapia Angela Xavier recomenda desidratá-las.
Ao desidratar as folhas, não há perda de nutrientes e os benefícios da planta se mantêm. Ela pode ser utilizada como base para molhos, acompanhando massas, arroz e até misturada a outros temperos.
Para secar as folhas naturalmente, é necessário separá-las do maço, lavá-las e deixá-las secar em uma forma forrada com guardanapos ou papel toalha. Coloque-as em um local escuro e fresco, como um armário, por cerca de três dias.
Se preferir acelerar o processo de secagem, pré-aqueça o forno em temperatura média, desligue e coloque a forma com as folhas. Elas secarão em aproximadamente meia hora. Repita o processo, se necessário.
Uma vez desidratadas, as folhas podem ser trituradas em um processador ou liquidificador, transformando-se em uma farinha. Essa farinha pode ser armazenada em potes de vidro por até três meses. Ela pode ser adicionada em saladas, mingaus, sopas, pães, sucos e chás.