Assessor de Heleno no GSI, envolvido em monitoramento da COP, recebe condecoração do Exército.

Um dos assessores mais próximos do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, acaba de ser condecorado pelo Exército com a mais alta honraria da Força a civis e militares. A medalha foi concedida pela atuação do coronel da reserva em uma missão humanitária no Haiti após o terremoto de 2010.

O militar, que está na reserva desde dezembro de 2018, recebeu a Medalha do Pacificador com Palma, que é destinada a pessoas que se destacaram por atos de abnegação, coragem e bravura, com risco de vida. A concessão da medalha requer a comprovação desses atos por meio de sindicância ou inquérito policial militar.

O coronel Azevedo ocupou o cargo de Assessor de Planejamento e Assuntos Estratégicos da Secretaria-Executiva do GSI de Augusto Heleno durante o governo Bolsonaro. Ele deixou o cargo em janeiro de 2023, tendo sido exonerado pelo ministro da Casa Civil do governo Lula.

O Exército informou que a condecoração é um reconhecimento específico da atuação de Azevedo no Haiti e que o militar já havia sido agraciado com outra medalha em 2015. A Força destacou que, até o presente momento, ele não havia recebido nenhuma condecoração por sua atuação durante o terremoto no Haiti.

About the author