No ano dos Jogos Olímpicos de Paris, atletas brasileiros se uniram à Justiça Eleitoral para conscientizar sobre a importância das eleições municipais de 2024. Em uma ação conjunta, eles gravaram uma campanha incentivando a população a regularizar seu título de eleitor, visando a participação ativa na escolha de vereadores e prefeitos para os próximos quatro anos.
Nomes como Jade Barbosa, Arthur Zanetti, Francisco Barreto, Giullia Penalber, Pepe Gonçalves e Mafê Costa, representando diferentes modalidades esportivas, participaram do vídeo da campanha. O objetivo é estimular especialmente os jovens a tirarem o título de eleitor e se envolverem na esfera política de suas cidades.
O prazo para regularização eleitoral, transferências e emissão do primeiro título de eleitor se estende até 8 de maio. Quem deseja participar das eleições deste ano deve procurar o cartório eleitoral mais próximo para requerer o documento, incluindo a coleta da biometria.
Além da iniciativa com os atletas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promoveu um “tuitaço” no X visando engajar a população na regularização eleitoral. Para aqueles que têm a documentação eleitoral, é possível realizar a regularização, transferência ou atualização de dados cadastrais online, através do site do TSE.
Para emitir o título eleitoral pela primeira vez, é necessário comparecer a um cartório eleitoral da região. A partir dos 16 anos já é possível obter o título, sendo o voto facultativo entre 16 e 17 anos e obrigatório a partir dos 18 anos. O limite de idade para votar no Brasil é 69 anos, de acordo com a legislação eleitoral.