No domingo (12/5), aos 83 anos, o ator Paulo César Pereio faleceu no Rio de Janeiro, após lutar contra uma doença hepática avançada. Ele estava internado no Hospital Casa São Bernardo e foi levado em estado grave durante a madrugada. Desde 2020, residia no Retiro dos Artistas, localizado em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
Natural de Alegrete, Rio Grande do Sul, Pereio teve uma carreira notável na TV, teatro e cinema, com mais de 60 filmes em seu currículo. Seu primeiro trabalho cinematográfico foi em 1964, no filme “Os Fuzis”, dirigido por Ruy Guerra. Em 1975, recebeu reconhecimento por seu papel no filme “As Aventuras Amorosas de um Padeiro”, conquistando o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no Festival de Gramado.
Em sua vida pessoal, Pereio teve três casamentos. O primeiro com a atriz Neila Tavares, com quem teve uma filha. Em seguida, com Cissa Guimarães, com quem teve dois filhos, Tomás e João, que seguem carreiras artísticas. Seu último casamento foi com Suzana César de Andrade, com quem teve um filho chamado Gabriel.
Além de sua carreira nas artes, Pereio era conhecido como um excelente narrador, sendo a voz preferida de muitos publicitários brasileiros. Em 1994, o ator passou seis dias na cadeia, sendo solto após acordo com sua ex-mulher. Posteriormente, em 1997, Pereio recebeu destaque por suas atuações nos filmes “Chuvas de Verão”, “Tudo Bem” e “A Lira do Delírio”, sendo eleito Melhor Ator no Festival de Brasília.