O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, definiu as datas das audiências de testemunhas relacionadas a uma ação penal envolvendo policiais militares do Distrito Federal em um caso ocorrido em 8 de Janeiro de 2023. As audiências de instrução terão início na próxima segunda-feira (13/5) e contarão com a participação remota de testemunhas como o governador Ibaneis Rocha e o ex-interventor na Segurança Pública do DF, Ricardo Cappelli.
No primeiro dia de audiências, especificamente no dia 13, estão programados depoimentos de testemunhas relacionadas à denúncia da Procuradoria-Geral da República. Dentre os nomes que irão prestar depoimento nesse dia estão Saulo Moura da Cunha, Ricardo Cappelli, Paul Pierre, Marcelo Canizares e Ibaneis Rocha. Essa etapa será realizada por videoconferência, a partir das 14 horas.
No dia seguinte, 14 de maio, às 10 horas, será a vez das testemunhas arroladas pela defesa de Fábio Augusto Vieira, ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal. Em seguida, na quarta-feira (15/5), serão ouvidas as testemunhas de Klepter Rosa Gonçalves e Jorge Eduardo Naime, ambos ex-comandantes.
Já na quinta-feira (16/5), acontecerão as oitivas das testemunhas de Paulo José Ferreira e Marcelo Casimiro pela manhã, e das testemunhas de Rafael Pereira Martins e Flávio Silvestre de Alencar à tarde. As audiências serão realizadas em uma sala destinada para esse fim no STF, com a condução por meio de videoconferência e as testemunhas apresentadas pelas respectivas defesas.
Importante mencionar que Moraes negou a solicitação de inquirição de testemunhas meramente abonatórias e instruiu que os depoimentos devem ser substituídos por declarações escritas até a data das audiências de instrução.