Deputados distritais da base do governador Ibaneis Rocha criticaram o ex-presidente Lula por responsabilizar o governador pelo episódio do 8 de Janeiro. Os parlamentares da Câmara Legislativa do Distrito Federal chamaram a declaração de Lula de “criminosa” e demonstraram apoio ao governador afastado por 66 dias. Lula afirmou, durante um documentário, que Ibaneis foi conivente com os atos antidemocráticos ocorridos em Brasília. Os deputados consideraram a declaração de Lula como leviana e um ataque injusto ao governador que foi legitimamente eleito pelos brasilienses.
A nota de repúdio foi apresentada pelo deputado Joaquim Roriz Neto e assinada também pelos parlamentares Daniel Donizet, Jorge Viana, Martins Machado, Iolando, Robério Negreiros e Roosevelt Vilela. Eles reiteraram confiança e apoio a Ibaneis, ressaltando o prejuízo sofrido por ele e por quase 1 milhão de eleitores.
O documentário exibido pela Globo News sobre o episódio do 8 de Janeiro de 2023, em que manifestantes invadiram e depredaram a sede dos Três Poderes, trouxe as críticas de Lula ao governador. O ex-presidente acusou Ibaneis de ser conivente e negligente com a situação, afirmando que ele não agiu corretamente e não cuidou para que a polícia interviesse durante as manifestações. Lula defendeu a prisão de Ibaneis e lembrou que o governador foi afastado do cargo por 66 dias e continua sendo investigado em um inquérito sobre a responsabilidade das autoridades nos ataques.