“Bolsonaro apoia Marta e Tebet se junta a Nunes”

O apoio de Jair Bolsonaro à reeleição do prefeito Ricardo Nunes vai afastar duas aliadas importantes dele nas eleições de 2024: Marta Suplicy e Simone Tebet. Marta, secretária de Relações Internacionais de Nunes, considera a aliança com Bolsonaro uma oportunidade para deixar a gestão do prefeito e se juntar ao palanque de Guilherme Boulos, principal adversário de Nunes na disputa pela prefeitura de São Paulo. Marta também foi sondada pelo presidente Lula para ser vice de Boulos, mas ainda não se pronunciou publicamente sobre o convite.

Simone Tebet, correligionária de Nunes, também se vê em uma situação similar. Ela fez parte de uma frente ampla contra Bolsonaro e teve um papel importante na campanha de Lula em 2022. Tebet não pretende anunciar apoio a Boulos ou a qualquer outro candidato, alegando que seu reduto eleitoral é o Mato Grosso do Sul e não São Paulo. Essa estratégia já foi adotada por ela no segundo turno da disputa ao governo paulista em 2022.

A aliança entre Nunes e Bolsonaro afugenta Marta e Tebet, que não concordam em dividir o palanque com o presidente e preferem se juntar a Boulos. Marta já teve uma reaproximação com o PT e apoiou Lula em 2022, enquanto Tebet fez parte da campanha do petista e atualmente integra o governo como ministra do Planejamento.

About the author