O céu de Brasília na virada de ano foi um espetáculo, com 21 minutos de fogos de artifício silenciosos na Esplanada dos Ministérios. Essa iniciativa foi adotada para respeitar crianças, pessoas dentro do espectro autista e animais, que são sensíveis ao barulho alto dos fogos tradicionais.
O casal carioca Regina Duarte, 42 anos, e Edson de Souza, 45, que agora mora em Brasília, apreciou a ideia dos fogos silenciosos. Eles acreditam que essa medida deve ser adotada em todo o Brasil para proteger esses grupos.
A queima e soltura de fogos com estampidos foi proibida em Brasília desde 2020, mas somente em fevereiro deste ano a regulamentação foi finalizada oficialmente. A legislação estipula que fogos com “efeito sonoro ruidoso” acima de 100 decibéis, a partir de 100 metros do ponto de disparo, são proibidos em todo o território do Distrito Federal.
A escolha pelos fogos silenciosos é uma forma de garantir a diversão de todos, sem causar desconforto para aqueles que são sensíveis ao barulho, como crianças, autistas e animais. É uma alternativa que já foi muito bem recebida pelos moradores de Brasília, e que pode servir de exemplo para outras regiões do país.
A famosa cantora sertaneja Naiara Azevedo se apresentou em um evento de Réveillon no canteiro central da Esplanada dos Ministérios. O show era parte de uma celebração promovida pelo governo local e contou com a presença de um grande público. As imagens mostram Naiara e sua banda no palco, enquanto a plateia lota a lateral da Esplanada para assistir ao espetáculo. Foi um momento de muita animação e diversão para todos os presentes. Se você quer ficar por dentro de tudo o que acontece na cidade, siga nosso perfil nas redes sociais e receba notícias em primeira mão. E se você tem algo a denunciar ou sugestões de reportagens sobre o Distrito Federal, entre em contato conosco pelo WhatsApp.