Os trabalhadores de mais 12 municípios do Rio Grande do Sul agora podem solicitar o saque do FGTS por calamidade, devido às enchentes. O processo pode ser feito pela Caixa Econômica Federal, tanto pelo aplicativo do FGTS quanto presencialmente em agências. O valor máximo do saque é de R$ 6.220 por desastre natural em um intervalo mínimo de 12 meses.
O estado de calamidade pública foi declarado devido às fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul na semana passada, garantindo aos moradores o direito ao saque. Outras 16 cidades também estão aptas para o Saque Calamidade, referente a eventos climáticos anteriores a 24 de abril de 2024.
Para acessar o recurso, é necessário ter saldo na conta do FGTS e não há mais exigência de prazo mínimo entre os saques. Os moradores desses municípios podem realizar a solicitação por meio do aplicativo FGTS seguindo alguns passos. Também é possível fazer o saque presencialmente, apresentando documentos exigidos nas agências da Caixa.
Os tipos de desastres naturais reconhecidos para o Saque Calamidade incluem enxurradas, inundações, vendavais, granizos, tornados, entre outros eventos. O processo de solicitação requer comprovante de residência, CPF, carteira de trabalho, e documento de identificação, seguindo os critérios estabelecidos.
Artigos discutem a formação e impacto dos fenômenos naturais como intensos ciclones extratropicais e vendavais extremamente fortes, englobando também furacões, tufões e ciclones tropicais. Para se manter informado acerca das últimas notícias, é possível acessar o canal no aplicativo de mensagens Telegram pelo link disponibilizado.