Candidato apoiado por Sarrubbo lidera votação para se tornar novo chefe do MPSP

O Ministério Público de São Paulo divulgou a lista tríplice para o cargo de procurador-geral de Justiça para o biênio 2024/2026. Os candidatos mais votados foram José Carlos Cosenzo, Antonio Carlos da Ponte e Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, que superaram os outros dois concorrentes. Cosenzo obteve 1.004 votos, Ponte recebeu 967 votos e Costa alcançou 731 votos. Os demais candidatos eram Tereza Exner, com 508 votos, e José Carlos Bonilha, com 467 votos.

O governador Tarcísio de Freitas tem 15 dias para escolher o novo procurador-geral de Justiça entre os três primeiros colocados. Caso não selecione um nome dentro desse prazo, o candidato mais votado será automaticamente designado para o cargo.

Tanto Cosenzo quanto Costa contam com o apoio de Mário Sarrubbo, ex-procurador-geral de Justiça que deixou o cargo em março para ser secretário nacional de Segurança Pública. Por outro lado, Ponte se posiciona como oposição à gestão de Sarrubbo.

O resultado do pleito foi anunciado pelo procurador Fernando José Martins, atual procurador-geral interino. Nos últimos meses, quatro dos cinco candidatos ao cargo foram entrevistados, com exceção de José Carlos Cosenzo, o mais votado, que não concedeu entrevista à reportagem.

About the author