Um incidente envolvendo um pit-bull sem focinheira atacando outro cão foi registrado na região oeste do Rio de Janeiro. Um vídeo do momento do ataque circula nas redes sociais, mostrando o tutor do pit-bull tentando separá-lo do outro cachorro, enquanto uma mulher grita desesperadamente pedindo ajuda.
Em outros casos recentes, pit-bulls já causaram ferimentos graves, como no caso de uma babá que teve o rosto rasgado pelo cão na Quadra 208 de Águas Claras. Além disso, uma escritora atacada por pit-bulls perdeu um braço e uma orelha, sendo levada para cirurgia em estado grave. Outro incidente envolveu um pit-bull que invadiu uma escola em Goiás, ferindo três crianças, embora nenhum tenha sido mordido.
A Lei Estadual 4.597, de 2005, proíbe cães ferozes, em especial pit-bulls, de circularem sem focinheira nas ruas. Além disso, determina que esses cães sejam castrados a partir dos 6 meses de idade e guiados na coleira por um adulto em áreas públicas. A legislação prevê multas e até mesmo a apreensão do animal em caso de reincidência no descumprimento das regras.