Um casal angolano está celebrando o sucesso de um tratamento de fertilização in vitro (FIV) realizado no Brasil, após anos de luta contra a infertilidade. Katiana Ferreira Bartolomeu e Veloso Guilherme tentavam ter filhos desde 2014, quando Katiana foi diagnosticada com bloqueio total de uma trompa e afinamento da outra, condições que impediam a gravidez natural.
Segundo o ginecologista e obstetra Alfonso Massaguer, diretor da Clínica Mãe em São Paulo, quando as trompas de falópio estão bloqueadas, a FIV pode ser necessária para alcançar a gravidez. Nesse procedimento, o embrião é formado em laboratório e implantado no útero.
Katiana e Veloso não hesitaram em buscar a FIV no Brasil, mas reunir o dinheiro necessário foi um desafio. Eles venderam um apartamento e dois terrenos e fizeram empréstimo bancário para realizar o tratamento. Após duas tentativas em 2019, os embriões foram congelados devido à pandemia. Somente em 2022 o casal conseguiu retornar ao Brasil e dar continuidade ao processo.
O resultado positivo veio no Natal de 2022, mas a gravidez de Katiana não foi fácil. Ela teve sangramentos e precisou de repouso devido a miomas. No entanto, o sonho do casal se tornou realidade com o nascimento dos gêmeos Glória Maria e Davi em 2023. Katiana acredita que sua história irá motivar outros casais e se sente uma referência para muitas pessoas em Angola que acompanharam sua jornada e sacrifícios.
O casal está se preparando para voltar a Angola em breve.