O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado de diversas autoridades, desceu a rampa do Congresso Nacional em Brasília nesta segunda-feira (8/1), um ano após os ataques golpistas que ocorreram em 2023. Na ocasião, manifestantes invadiram e depredaram as sedes do Congresso, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto.
Lula participou da solenidade ao lado da primeira-dama, Rosângela da Silva, também conhecida como Janja. Além do ex-presidente, estiveram presentes o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, no entanto, não pôde comparecer ao evento devido a problemas de saúde na família em Alagoas, segundo sua assessoria.
Em entrevistas anteriores, Lula responsabilizou o ex-presidente Jair Bolsonaro pelos atos golpistas, afirmando que ele incitou a mobilização dos apoiadores. Para mais informações sobre os eventos do dia 8 de janeiro, você pode conferir uma reportagem especial sobre o assunto.