Em Porto Alegre, um grupo de empreendedores da área da gastronomia se uniu para preparar marmitas diariamente em um restaurante do Bairro Auxiliadora. O objetivo é alimentar aqueles que foram afetados pelas recentes enchentes no Rio Grande do Sul. Cerca de 700 marmitas, 500 lanches e vários “kits kids”, compostos por biscoitos, sucos e itens de higiene, são produzidos por um time de aproximadamente 30 pessoas na cozinha do restaurante Le Bateau Ivre.
A iniciativa faz parte de um esforço maior envolvendo voluntários em diversos pontos do estado e até mesmo do país. Empresários como Gabriela Cunha, do wine bar Brut e Rosé, e Letícia Mâncio, fundadora da rede social gastronômica FeedMe, têm desempenhado papéis fundamentais na coordenação e organização das doações de alimentos que abastecem a cozinha onde as marmitas são preparadas. As doações chegam de vários pontos dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, passando por Brusque (SC) antes de chegarem aos destinos finais na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Outra ação notável foi realizada pelo Projeto Gaia, que reuniu empresários, influenciadores e lojistas para arrecadar 14 toneladas de mantimentos, incluindo água potável, colchões, cobertores e roupas novas. Com a logística organizada, as doações foram direcionadas para abrigos em Alvorada, Sarandi e região, com um grupo de mais de 40 voluntários se dedicando ao descarregamento das carretas e à distribuição dos suprimentos.
O principal foco dessas iniciativas é garantir que os recursos e alimentos doados cheguem efetivamente às mãos das pessoas necessitadas e das equipes de voluntários que estão na linha de frente auxiliando nos esforços de socorro e assistência às vítimas das enchentes.