“Chuvas esperadas com temperaturas acima de 30ºC após período de calor intenso”

A onda de calor que atingiu a maioria das capitais brasileiras no sábado (16/12) está prevista para terminar oficialmente no domingo (17/12) às 19h. No entanto, isso não significa que as temperaturas irão cair imediatamente.

Massas de ar frio e úmido devem avançar pelo Brasil, trazendo chuvas a partir de segunda-feira (18/12), inclusive com riscos de tempestades em algumas regiões. No entanto, é esperado que especialmente no centro do país, em cidades como Brasília e Goiânia, as temperaturas só diminuam na quarta-feira (20/12).

As primeiras chuvas ainda não serão suficientes para reduzir significativamente a temperatura. De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Olivio Bahia, as temperaturas devem se manter em torno dos 33ºC na maioria das cidades afetadas pela onda de calor.

A previsão do tempo para domingo indica muitas nuvens com possibilidade de pancadas de chuva em 20 capitais. Em Brasília, há previsão de chuvas com trovoadas isoladas. Na segunda-feira, todas as capitais devem registrar temperaturas acima de 30ºC, com Cuiabá alcançando os 40ºC. Há possibilidade de chuva em 20 capitais, incluindo Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte.

O Inmet alertou para o risco à saúde ao avisar sobre a onda de calor, que elevou as temperaturas em até 5ºC acima da média. As regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, além de parte da Bahia, Tocantins e Rondônia foram afetadas pela alta temperatura, totalizando 3.352 municípios em alerta de perigo.

Fonte: Agência de Meteorologia Nacional.

About the author