A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou requerimentos para convidar o presidente da companhia aérea Gol e o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para esclarecimentos sobre o caso do cão Joca, golden retriever que veio a óbito após ser transportado erroneamente em um voo da Gol. A sessão está marcada para o dia 14 de maio, às 16h, e contará com a presença do presidente da Gol, Celco Ferrer, e do diretor-presidente da Anac, Tiago Sousa Pereira.
O caso do cão Joca chamou a atenção quando ele foi enviado para o Aeroporto Municipal de Sinop, no Mato Grosso, mas acabou sendo levado por engano até Fortaleza. Após a correção do equívoco e o retorno do animal ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, infelizmente Joca já havia falecido. O deputado federal Gilberto Abramo, presidente da comissão, afirmou que os convidados deverão prestar esclarecimentos sobre o ocorrido e as medidas que estão sendo adotadas para evitar futuras tragédias semelhantes.
O requerimento para os convites foi apresentado pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa e tem como objetivo que os envolvidos expliquem detalhadamente o trágico episódio e quais ações estão sendo tomadas para prevenir situações semelhantes no futuro. O fato ganhou destaque na mídia e gerou comoção, levando a protestos em aeroportos e reforçando a importância do transporte adequado de animais de estimação em voos comerciais.