Em situações de desastres naturais, trabalhadores que possuem saldo no FGTS têm direito ao Saque Calamidade, que pode ser feito via aplicativo do FGTS ou em agências da Caixa. O saque é limitado a R$6.220 por evento de desastre natural a cada 12 meses. Com as fortes chuvas no Rio Grande do Sul, decretou-se estado de calamidade pública, permitindo aos moradores do estado realizar o saque. Após a solicitação, é preciso indicar uma conta para receber o valor.
Para solicitar o Saque Calamidade pelo aplicativo do FGTS, é necessário acessar a opção “Meus Saques”, escolher “Outras Situações de Saques”, selecionar “Calamidade Pública”, indicar o município e a forma de recebimento, anexar os documentos solicitados e confirmar a solicitação. Para o saque nas agências da Caixa, é preciso ter em mãos documentos como comprovante de residência em nome do trabalhador, CPF, CTPS, documento de identificação, entre outros.
Os desastres naturais que permitem o Saque Calamidade são enxurradas, inundações, granizo, alagamentos, vendavais, tornados, desastres em barragens, ciclones, entre outros eventos. É importante verificar a categoria do desastre e seguir o processo correto para realizar o saque. Fique atento às orientações do FGTS e do governo para garantir seu direito nesses casos de emergência.