Confira o guia completo para efetuar o Saque Emergencial do FGTS

Em situações de desastres naturais, trabalhadores que possuem saldo no FGTS têm direito ao Saque Calamidade, que pode ser feito via aplicativo do FGTS ou em agências da Caixa. O saque é limitado a R$6.220 por evento de desastre natural a cada 12 meses. Com as fortes chuvas no Rio Grande do Sul, decretou-se estado de calamidade pública, permitindo aos moradores do estado realizar o saque. Após a solicitação, é preciso indicar uma conta para receber o valor.

Para solicitar o Saque Calamidade pelo aplicativo do FGTS, é necessário acessar a opção “Meus Saques”, escolher “Outras Situações de Saques”, selecionar “Calamidade Pública”, indicar o município e a forma de recebimento, anexar os documentos solicitados e confirmar a solicitação. Para o saque nas agências da Caixa, é preciso ter em mãos documentos como comprovante de residência em nome do trabalhador, CPF, CTPS, documento de identificação, entre outros.

Os desastres naturais que permitem o Saque Calamidade são enxurradas, inundações, granizo, alagamentos, vendavais, tornados, desastres em barragens, ciclones, entre outros eventos. É importante verificar a categoria do desastre e seguir o processo correto para realizar o saque. Fique atento às orientações do FGTS e do governo para garantir seu direito nesses casos de emergência.

About the author