De acordo com a perícia realizada pelo Instituto de Medicina Legal de Los Angeles, a causa da morte do ator Matthew Perry, conhecido por seu papel na série Friends, foi o uso da droga cetamina. A cetamina, um anestésico veterinário, é procurada por seu efeito alucinógeno semelhante ao LSD, mas seu consumo indiscriminado apresenta sérios riscos à saúde. A droga causa rigidez muscular e aumento da frequência cardíaca, podendo levar a arritmias, infartos e até mesmo AVCs. Seu preço elevado é resultado do controle de sua venda. É comum transformá-la em pó e utilizá-la de diferentes formas, como inalar, injetar ou fumar.
A cetamina também é frequentemente utilizada em golpes criminosos onde a vítima precisa ser deixada inconsciente. Ela provoca sensação de estar fora do próprio corpo e pode causar amnésia. Por esses motivos, é conhecida como aliada no golpe do “Boa Noite, Cinderela”. Apesar dos perigos envolvidos, o uso dessa droga não parece diminuir.
É importante destacar que o uso da cetamina, apesar de seu status como anestésico veterinário, pode ser extremamente arriscado para os seres humanos. O seu consumo indiscriminado deve ser evitado e conscientização sobre seus perigos deve ser disseminada. As autoridades responsáveis devem continuar a realizar ações para combater tanto o tráfico quanto o uso dessa droga perigosa.