Chuvas intensas têm atingido o estado do Rio de Janeiro desde o último sábado (13/1). A capital fluminense está em alerta nível 4 e a prefeitura recomenda que as pessoas não se desloquem pela cidade e permaneçam em locais seguros. Até o momento, foram confirmadas 11 mortes pelo Corpo de Bombeiros. O prefeito Eduardo Paes (PSD) decretou situação de emergência no domingo (14/1).
As tempestades causaram estragos em diversas regiões e as autoridades estão buscando por uma mulher que está desaparecida após a queda de um veículo. Mais de 200 salvamentos já foram realizados pelos bombeiros.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “grande perigo” para tempestades que atingiriam o estado do Rio de Janeiro, além de porções do sul do Espírito Santo e da Zona da Mata em Minas Gerais. O Sistema Alerta Rio também emitiu alertas de chuvas fortes em várias regiões, com maior impacto em Jacarepaguá, Bangu, Madureira, Irajá, Alto da Boa Vista, Urca e Jardim Botânico.
A previsão é de que ainda haja chuvas fracas isoladas em alguns pontos da cidade durante a tarde e à noite. Há também preocupações com a possibilidade de deslizamentos de terra em áreas próximas à Baía de Guanabara, como o Centro, zona norte, Ilha do Governador e subúrbios da Central e Leopoldina.