O apresentador José Luiz Datena filiou-se ao partido PSB, tornando-se seu décimo partido político ao longo de sua trajetória.
Embora nunca tenha ocupado nenhum cargo público, Datena já está planejando uma nova pré-candidatura em 2024, como vice da deputada federal Tabata Amaral (PSB), para a eleição à Prefeitura de São Paulo.
Ao longo dos últimos dez anos, Datena passou por diversos partidos, incluindo PT, PP e PSL, este último se fundiu ao DEM para formar o União Brasil.
O jornalista já desistiu de concorrer em eleições quatro vezes, incluindo a Prefeitura de São Paulo em 2016 e 2020, e ao Senado em 2018 e 2022.
Datena passou 24 anos filiado ao PT, e atribui sua saída de uma emissora televisiva em 1989 ao seu apoio público à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva.
No ano passado, Datena contava com o apoio do então presidente Jair Bolsonaro em sua pré-candidatura ao Senado, mas declarou neutralidade na disputa entre Lula e Bolsonaro.
Agora filiado ao PSB, Datena é cotado para ser vice de Tabata Amaral nas eleições para a Prefeitura de São Paulo em 2024, e critica a polarização política, defendendo a tolerância a ideias diferentes.
No evento de filiação ao PSB, destacaram-se a presença de políticos como Geraldo Alckmin, Carlos Siqueira e Márcio França, além da própria Tabata.
Anteriormente, Datena foi filiado ao PDT, partido ao qual ele voltou atrás três vezes em relação à sua pré-candidatura a prefeito de São Paulo.
A proposta de ser vice de Tabata Amaral partiu do próprio Datena, e pode impulsionar a candidatura da deputada.