O apresentador José Luiz Datena recebeu alta hospitalar na sexta-feira (10/5) e já retornou às atividades na emissora onde comanda o programa Brasil Urgente. A notícia foi confirmada por seu filho, Joel Datena, em uma entrevista. Datena passou por duas cirurgias no aparelho digestivo, a última delas no dia 5 de maio, para tratar um sangramento na região do períneo.
No ano seguinte, Datena teve uma breve conversa com outra emissora para apresentar um programa, mas optou por permanecer na Band. Desde então, ele se dedica ao programa Brasil Urgente na mesma emissora.
Uma polêmica envolvendo Datena foi o caso Daniele de Toledo, em que o apresentador a apelidou de forma controversa. Após a mulher ser acusada injustamente de um crime, foi comprovado posteriormente que as acusações eram falsas.
Na década de 80, Datena foi contratado pela Rede Globo como repórter esportivo, mas, posteriormente, decidiu trocar de emissora e passou a trabalhar na TV Bandeirantes, onde também fez cobertura esportiva.
Em 2019, Datena enfrentou acusações de assédio sexual feitas por uma jornalista, as quais ele negou. O apresentador estava afastado de seu programa desde o final de abril, sendo substituído por seu filho, Joel Datena, nesse período.