Dois dos principais políticos brasileiros, Lula e Geraldo Alckmin, não irão participar do Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça. No entanto, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, estará presente no evento e fará duas apresentações. A primeira será sobre a importância da Amazônia para as mudanças climáticas globais. A segunda terá como tema os usos e riscos da Inteligência Artificial, assunto em discussão recente no Brasil.
Essa é a segunda vez consecutiva que Lula não comparece a Davos. Já Alckmin não é esperado também. Seria interessante acompanhar a primeira viagem internacional de Lula em 2024 e como isso pode afetar as eleições. No entanto, o que mais preocupa o ex-presidente é a capital em que irá focar durante a campanha.
As apresentações de Barroso prometem ser relevantes e trazer um panorama de temas cada vez mais em destaque na sociedade. A Amazônia, por exemplo, é um assunto de grande importância para as questões ambientais e pode influenciar as negociações globais no combate às mudanças climáticas.
Por outro lado, a Inteligência Artificial também vem chamando a atenção, principalmente quando se trata de sua regulamentação. No Brasil, tem havido discussões sobre como lidar com os usos e riscos dessa tecnologia.