Uma planta que se tornou bastante popular em 2023 é a ora-pro-nóbis (OPN). Essa planta alimentícia não convencional (Panc) é rica em proteínas, fibras, ácido ascórbico, cálcio, ferro e outros nutrientes. Ela pode auxiliar no emagrecimento, fortalecer o sistema imunológico, melhorar a saúde dos ossos, diminuir o colesterol e prevenir a diabetes.
De acordo com a nutricionista Mariana Ferrari Fernandes, por enquanto não há estudos que indiquem riscos ou contraindicações para o consumo da ora-pro-nóbis. No entanto, é recomendado consumi-la moderadamente, assim como qualquer outro alimento. A sugestão geral é consumir cerca de 100 gramas de folhas por dia, o que é equivalente a duas xícaras de chá ou aproximadamente 40 folhas.
Essa planta também pode ajudar pessoas que têm diabetes, pois possui uma alta concentração de fibras, que auxiliam no controle glicêmico. A nutricionista Rayanne Marques, da Clínica Aesthesis, de Brasília, ressalta que consumir a ora-pro-nóbis é uma forma de alcançar a quantidade recomendada de proteínas diárias, já que cada 100 gramas da planta fornecem 22 gramas de proteína.
No momento de preparar a ora-pro-nóbis, é importante prestar atenção no tipo de flor, que pode ser rosa, branca ou dourada. Todas as flores são comestíveis, mas as folhas da planta rosa precisam ser refogadas ou cozidas, porque contêm oxalato, uma substância que interfere na absorção de minerais pelo intestino. As folhas podem ser trituradas e adicionadas a sopas, massas, arroz, caldos e feijão, além de serem incluídas em sucos verdes e chás. Outra sugestão é adicionar as folhas cruas em saladas.