“Destino de ‘Guerra e Paz’ de Portinari é Belém após exibições na China e Itália”

Além de ter sido exposto na China e Itália, os famosos painéis “Guerra e Paz” do pintor Cândido Portinari estão previstos para passarem pelo Brasil em breve. As obras encontram-se atualmente na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, e o Projeto Portinari liderado por João Cândido Portinari, filho do artista, planeja trazer os painéis para Belém durante a COP30, a Conferência do Clima da ONU.

Os painéis, intitulados “Guerra e Paz”, foram originalmente apresentados ao público no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 1956 antes de serem doados à ONU. Cada painel possui uma tonelada de peso e medidas de 14 metros de altura por 10 metros de largura. Cândido Portinari faleceu em 1962, seis anos após a doação, devido ao veto de visto pelos Estados Unidos durante a Guerra Fria por suas convicções políticas.

Em Belém, os painéis serão exibidos no Theatro da Paz a partir de dezembro de 2025, durante a cúpula do clima da ONU, e espera-se que atraiam cerca de 20 mil visitantes ao longo de três meses. Antes de chegar ao Brasil, os painéis farão parte da celebração de 50 anos das relações entre Brasil e China, sendo exibidos no Museu Nacional da China, em Pequim, com uma estimativa de público de 50 mil pessoas a partir de novembro de 2024.

Na Itália, a mostra das obras de Portinari será realizada no Palazzo delle Esposizioni, em Roma, ao longo de quatro meses a partir de abril de 2025, em celebração aos 150 anos das relações entre Brasil e Itália e ao Jubileu da Igreja Católica. A expectativa de público também é de 50 mil visitantes no país europeu.

About the author