A partir de terça-feira (19/3), a vacinação contra a gripe será iniciada no Distrito Federal, conforme anunciado pela Secretaria de Saúde do DF. Mais de 100 locais de atendimento irão oferecer o imunizante a partir das 8h, com mais de 100 mil doses disponíveis inicialmente para os grupos prioritários da campanha.
Os públicos-alvo incluem idosos a partir dos 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, população privada de liberdade, pessoas com doenças crônicas e outras condições de saúde, professores, profissionais de saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, militares das três Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores portuários, e funcionários do sistema prisional.
A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, ressalta a importância da ampla adesão à campanha, destacando que mais de 1,1 milhão de pessoas fazem parte dos grupos prioritários. É necessário comprovar a condição clínica ou ocupação profissional, dependendo do grupo ao qual a pessoa pertence, por meio de documentos específicos.
O Distrito Federal antecipou a vacinação contra a gripe para a próxima semana, enquanto a campanha nacional terá início no dia 25. A antecipação visa garantir a adesão do público, enfatizando a confiança no programa brasileiro de imunização. Informações detalhadas, incluindo endereços, horários e orientações adicionais, estarão disponíveis no site da Secretaria de Saúde.
A recomendação é levar documento de identidade e a caderneta de vacinação aos locais de vacinação, que incluirão diversas Unidades Básicas de Saúde e ações realizadas aos fins de semana em locais como escolas e supermercados. Mesmo aqueles que já foram vacinados contra a gripe em anos anteriores devem receber a nova dose nesta campanha.