A renovação de contrato de Carlo Ancelotti com o Real Madrid levou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a reformular seus planos para o comando da Seleção Brasileira. Com isso, surgiu um favorito ao cargo de treinador: Dorival Júnior, técnico do São Paulo.
Dorival já havia sido cotado como um dos candidatos a substituir Tite em 2022, após ter comandado o Flamengo e conquistado a Copa do Brasil e a Libertadores. No entanto, sua passagem pelo clube carioca foi interrompida no final de 2022, apesar dos títulos e da aprovação da torcida.
Em abril, Dorival assumiu o São Paulo, que estava disputando a Copa do Brasil, a Sul-Americana e o Campeonato Brasileiro. No fim da temporada, o técnico levou o time a mais um título da Copa do Brasil, derrotando justamente o seu ex-clube, o Flamengo.
Com sua experiência em competições de mata-mata e um currículo respeitável, Dorival se coloca como um forte concorrente ao comando da Seleção Brasileira. Ele enfrenta, no cenário nacional, a concorrência apenas de Abel Ferreira, do Palmeiras, e de Diniz, que atualmente comanda o Fluminense e já ocupa o cargo.
A CBF agora deverá decidir quem será o treinador do Brasil no próximo ciclo da Copa do Mundo.