Eleições na Rússia: Putin encaminha-se para vitória certa nas urnas

A eleição presidencial russa teve início na sexta-feira e se encerrará no domingo. As pesquisas indicam que os oponentes de Vladimir Putin não devem obter mais do que 5% dos votos, o que garantirá ao atual líder russo seu quinto mandato presidencial. Com nenhum forte concorrente de oposição, Putin provavelmente permanecerá no poder por mais 5 anos. O país conta com 114,2 milhões de eleitores aptos a votar, sendo que 1,9 milhão de votos virão de regiões ocupadas na Ucrânia e na Crimeia.

Analistas políticos apontam que a extensão da duração das eleições e a introdução da votação online em algumas regiões podem ser usadas como instrumentos de manipulação dos resultados, aumentando o risco de controle por agências como o Serviço Federal de Segurança. Os principais oponentes de Putin nestas eleições são Nikolai Kharitonov, Leonid Slutsky e Vladistav Davankov, todos endossados pelo presidente por sua afinidade com o Kremlin.

A oposição na Rússia enfrenta desafios, com líderes como Alexei Navalny e Boris Nadezhdin encontrando obstáculos para se candidatar. Navalny faleceu recentemente durante sua prisão, enquanto Nadezhdin teve sua candidatura barrada por supostas irregularidades. A viúva de Navalny, Yulia Navalnaya, tornou-se uma voz ativa na oposição, incentivando os russos a votarem em qualquer candidato que não seja Putin.

O Parlamento russo, dominado por Putin, tem aprovado leis que restringem a liberdade de expressão, com críticas à ação russa na Ucrânia podendo resultar em prisão. Putin venceu a eleição anterior com uma larga maioria, embora observadores apontem violações democráticas. Alguns acreditam que estas eleições servirão como validação interna da invasão na Ucrânia.

Putin assegura que apesar dos gastos elevados, as despesas sociais não serão reduzidas, com a economia russa aparentemente estável apesar de sanções estrangeiras. O desafio do presidente agora é motivar os eleitores a participar, já que muitos presumem que o resultado já está decidido. Autoridades têm tomado medidas para garantir a legitimidade das eleições presidenciais o máximo possível.

Um site de notícias independente, com sede na Letônia, trouxe à tona a possibilidade de Vladimir Putin completar 30 anos no controle do país caso ele vença novamente. Isso gerou diversos debates e reflexões sobre a longevidade do líder no poder.

Para se manter informado sobre esse e outros acontecimentos, uma opção é receber notícias do Metrópoles no Telegram. Basta acessar o canal específico e ficar atualizado sobre os fatos mais relevantes do cenário nacional e internacional.

About the author