O estado de Minas Gerais está enfrentando fortes chuvas que deixaram 24 cidades em situação de emergência, de acordo com a Defesa Civil. Esses municípios enfrentam alagamentos, quedas de árvores e inundações. O começo de 2024 trouxe desastres causados pelas tempestades em algumas cidades de Minas Gerais.
As cidades em estado de emergência são: Arantina, Cana Verde, Capinópolis, Conceição dos Ouros, Diamantina, Divino, Formoso, Guanhães, Itabirinha, Jampruca, Monte Sião, Nova Era, Pirapetinga, Pitangui, Ponto Chique, Rio Pardo de Minas, Rio Preto, Rosário da Limeira, Santana do Jacaré, Santo Antônio do Amparo, São José do Divino, Taquaraçu de Minas, Três Corações e Wenceslau Braz.
Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, e Contagem também foram afetadas pelas fortes chuvas no fim da tarde de domingo (31/12). Algumas pessoas ficaram ilhadas e houve três ocorrências de inundações, segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. A Defesa Civil emitiu um alerta para pancadas de chuvas com raios e rajadas de vento de até 50 km/h até terça-feira (2/1) na capital mineira.
O período de chuvas em Minas Gerais ocorre de outubro a março. Desde o início do período chuvoso, cinco pessoas perderam a vida devido às chuvas, três em Paracatu e duas em Pedralva e Cássia, na região sul de Minas.