Esplanada receberá festa de Réveillon com 50 mil participantes

A chegada do ano novo promete muita música e diversão para os moradores de Brasília. A Esplanada dos Ministérios será palco de um grande evento, esperando receber cerca de 50 mil pessoas. O público poderá curtir shows ao vivo e uma emocionante contagem regressiva, que será embalada pelo som da banda Roupa Nova.

Além da festa animada, o céu da capital federal será iluminado por incríveis fogos de artifício. Neste ano, a novidade é que os fogos serão silenciosos, proporcionando uma experiência visual sem os conhecidos estrondos sonoros.

O Réveillon em Brasília contará com shows em quatro localidades diferentes: Esplanada dos Ministérios, Praça dos Orixás, Praça da Bíblia e Setor Recreativo. Essa programação faz parte do evento Réveillon Cidade Luz 2024, organizado pelo Governo do Distrito Federal e que custou mais de R$ 5 milhões.

Na Esplanada dos Ministérios, grandes nomes da música brasileira subirão ao palco, como as duplas Heverton e Heverson, Israel e Rodolffo, além da cantora Naiara Azevedo. O show da virada será realizado pelo grupo de pop rock Roupa Nova.

No Setor Recreativo, em Planaltina, também haverá apresentações de artistas locais, além de uma performance da cantora Naiara Azevedo. Em Ceilândia, a festa contará com rap, forró e sertanejo, com destaque para o show da sertaneja Luiza Martins.

Na Praça dos Orixás, situada na Prainha do Lago Paranoá, a programação terá início no sábado com shows de artistas diversos, como Renata Jambeiro e Dhi Ribeiro. No domingo, as festividades começam às 18 horas com apresentações de samba e outros ritmos, encerrando ao amanhecer com o grupo Obará.

O evento contará também com um esquema de segurança reforçado. Haverá revistas pessoais nas entradas dos shows, visando garantir a segurança de todos os presentes.

As autoridades da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) divulgaram uma série de itens proibidos para serem levados à Esplanada dos Ministérios durante as festividades de Ano Novo. A lista inclui objetos cortantes, armas de fogo, fogos de artifício, latas, garrafas de vidro, entre outros.

De acordo com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, está proibida a entrada com garrafas de vidro e objetos cortantes. A medida segue a Lei distrital nº 6.647, de 17 de agosto de 2020, que proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos ou qualquer artefato pirotécnico que produza estampidos na capital federal.

Entre os itens proibidos estão fogos de artifício, armas de fogo, objetos cortantes, drones não-autorizados, bebidas em garrafas de vidro e latas, entre outros. Além disso, também estão vetadas a entrada de animais, com exceção de cães guia, e máscaras de qualquer tipo, exceto as de proteção facial.

A medida visa garantir a segurança do público e respeitar crianças, pessoas dentro do espectro autista e animais, que podem ser afetados pelo alto barulho dos fogos de artifício. A multa para quem descumprir a proibição é de R$ 2,5 mil, além da apreensão dos objetos.

Além das restrições de objetos, o trânsito na Esplanada dos Ministérios também sofrerá alterações nos dias 30 e 31 de dezembro. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) atuará em operações de sinalização, controle e fiscalização de trânsito no local.

A partir das 23h45 de sábado (30/12), o trânsito na via N1/S1, entre a Catedral e o 1º Grupamento de Bombeiro Militar, será interrompido nos dois sentidos. O Buraco do Tatuí terá o trânsito liberado para veículos. A reabertura das vias será feita após a dispersão do público e avaliação das autoridades de trânsito.

Durante a passagem do ano, a cidade terá um esquema especial de transporte público e estacionamento. Os estacionamentos dos ministérios e outros locais estarão liberados para uso do público, porém é recomendado que as pessoas prefiram o transporte por aplicativo ou coletivo. O estacionamento do Sesi Lab será destinado para táxis e aplicativos. Além disso, o transporte público coletivo funcionará com uma programação especial para atender ao movimento do comércio e das festas de Réveillon. A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) reativou uma linha de ônibus e as operadoras deverão reforçar as linhas mais demandadas. O Metrô-DF funcionará das 10h às 4h da manhã no dia 31 de dezembro, e no dia 1º de janeiro não haverá funcionamento.

About the author