O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, comunicou através das redes sociais a aprovação do pedido de ajuda da Força Nacional, que estará chegando a partir desta quarta-feira. Inicialmente, 100 agentes serão enviados, com previsão de aumento para 300 posteriormente. Leite agradeceu a colaboração do Ministério da Justiça e Segurança Pública, assim como dos estados que estão enviando pessoal para auxiliar no atual cenário de calamidade.
Em relação às vítimas das enchentes no estado, o número de mortos subiu para 90, com quatro óbitos em investigação, 131 desaparecidos e 362 feridos. Mais de 1,4 milhão de pessoas foram impactadas pelas fortes chuvas em 397 municípios, sendo quase 156 mil desalojadas e 48 mil abrigadas em locais de acolhimento.
As doações mais necessárias para as vítimas incluem água potável, conforme informou a Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Centros Regionais de Doações estão recolhendo itens para ajudar os impactados. O governo estadual reativou a chave Pix para doações em dinheiro, visando apoiar as vítimas das enchentes e reconstruir a infraestrutura das cidades afetadas. A chave Pix para doações é 92.958.800/0001-38 (CNPJ), em nome de SOS Rio Grande do Sul, no Banrisul.