Pais e mães de estudantes do Colégio Estadual Rocha Leal em Águas Lindas, Goiás, estão revoltados com uma monitora da escola. A profissional encaminhou um vídeo com fake news sobre uma suposta forma de cura da dengue. O vídeo afirmava que suco de limão e caldo de cana poderiam matar o vírus da dengue, mas essas informações são falsas.
A instituição de ensino recebe cerca de mil estudantes e conta com turmas de turno integral. A mãe de um aluno ficou indignada ao receber a mensagem da monitora em um grupo de WhatsApp da comunidade escolar. A mensagem dizia que não seria necessário se vacinar contra a dengue se fosse seguido o procedimento enganoso.
A monitora trabalha na coordenação disciplinar da escola e foi autorizada a enviar mensagens no grupo de WhatsApp. Ela alegou que não sabia da inveracidade do conteúdo compartilhado e que atendeu ao pedido de uma professora. No entanto, ela reconhece que muitas receitas divulgadas na internet não têm fundamento.
Minutos depois de ser questionada pela reportagem, a monitora se retratou no grupo, removeu o vídeo da conversa e publicou checagens de notícias que desmentem a falsa informação sobre a cura da dengue com limão e caldo de cana.
A Secretaria de Educação de Goiás não se pronunciou sobre o assunto até o momento.