O governo federal anunciou uma verba de R$ 2,9 bilhões para ajudar as pessoas afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, informou que os recursos virão do FGTS, Seguro-Desemprego e Abono Salarial.
Os beneficiários incluem moradores de 336 municípios em situação de calamidade pública, com possibilidade de expansão para 401. O plano prevê duas parcelas extras do Seguro-Desemprego, liberação do Saque Emergencial do FGTS e suspensão temporária no recolhimento do FGTS para empregadores, que deverão quitar o débito futuramente.
O foco atual é salvar vidas e amparar as vítimas, com a reconstrução em segundo plano. O anúncio foi feito durante um seminário da Associação Brasileira da Indústria Química sobre a importância da indústria química e a transição para a Química Verde.
O desastre já causou 95 mortes, 131 desaparecidos e mais de 372 feridos, afetando vastas áreas do estado. A Defesa Civil está atuando na assistência às vítimas e na gestão da crise.