O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios condenou Elizeu da Conceição da Silva a 18 anos e 8 meses de prisão pelo homicídio qualificado de Maria Vitória da Silva Moura em um ônibus no DF, assim como a tentativa de assassinato do namorado da vítima. A sentença foi proferida pelo Tribunal do Júri de Santa Maria. A decisão ainda pode ser alvo de recurso.
O crime ocorreu no final de dezembro de 2022, durante o trajeto do ônibus pela BR-040 em direção ao Plano Piloto. Maria foi assediada, desencadeando uma discussão entre seu namorado e o agressor, que resultou em uma facada na coxa da jovem. Infelizmente, Maria faleceu devido aos ferimentos, mesmo após ter sido socorrida no Hospital Regional de Santa Maria.
Mesmo com a condenação por homicídio qualificado, Elizeu da Conceição foi absolvido da acusação de importunação sexual por falta de evidências. O acusado alegou à Polícia Civil que sua intenção não era ferir a vítima, mas sim o companheiro dela. Ele afirmou ter percebido o ferimento na mulher apenas após ser contido por outros passageiros.
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios informou que não pretende recorrer da decisão. Por outro lado, os assistentes de acusação Wilibrando Albuquerque e Erick Santana expressaram confiança na Justiça e consideraram seu dever cumprido. A investigação do caso continua em busca de esclarecimentos sobre a tragédia ocorrida no ônibus. O autor do crime teve sua prisão em flagrante convertida em preventiva, e agora segue cumprindo a pena estabelecida pela justiça.