Recentemente, o Rio Guaíba transbordou e causou enchentes em diversas ruas de Porto Alegre, trazendo uma preocupação adicional: o aparecimento de jacarés na cidade. Relatos indicam que esses animais foram avistados nas áreas alagadas. Um biólogo, em um vídeo viral nas redes sociais, alertou para a presença dos jacarés, notando a presença de um deles na rua Getúlio Vargas. O profissional trabalha em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) para monitorar a situação. Ele aconselha as pessoas a não se aproximarem de objetos que pareçam troncos grandes, pois podem ser os animais.
O vídeo mostra um jacaré nas ruas do bairro Menino Deus, o qual foi confirmado pela Smamus, que está sendo acompanhado por um biólogo voluntário. As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul levantaram preocupações sobre o aumento do risco de doenças transmitidas pela água. O presidente da Sociedade Gaúcha de Infectologia, Alessandro Pasqualotto, alertou para os perigos representados pelo ambiente propício à proliferação de doenças como leptospirose, tétano, hepatite A e surtos de dengue.
A leptospirose, transmitida pela urina dos ratos, é uma das principais preocupações após as enchentes, com sintomas como febre, dores musculares e de cabeça que geralmente aparecem após um período de incubação de 7 a 14 dias. Em termos de prevenção, é recomendável não entrar em contato com a água em caso de ferimentos abertos, não ingerir a água, ferver a água da enchente antes de consumi-la ou adicionar água sanitária, limitar o tempo em que se permanece submerso na água e usar roupas que cubram completamente a pele, como calças, botas e luvas.