O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, está buscando incluir a reforma tributária na agenda da Casa nesta sexta-feira. No entanto, os parlamentares enfrentam dificuldades para chegar a um consenso sobre alguns temas presentes na proposta do relator no Senado, Eduardo Braga.
Nesta quinta-feira, ocorreram diversas reuniões sobre a reforma tributária. O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, participou de um encontro com Arthur Lira e os relatores da proposta em ambas as Casas, no qual foi decidido o adiamento da votação.
A demora na análise da proposta se deve à dificuldade em encontrar um acordo relacionado à Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) para taxar os produtos da Zona Franca de Manaus. Além disso, a manutenção dos incentivos fiscais para o setor automotivo do Nordeste também está em discussão.
A proposta precisa ser aprovada pela Câmara antes de seguir para a sanção do presidente. Caso seja votada nesta sexta-feira, os deputados irão analisar o texto de forma remota. Na próxima semana, a atenção do Congresso Nacional estará voltada para a análise da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, que define as bases gerais para o orçamento do próximo ano.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: [link do canal].