Lula compartilha aviso de Leite sobre piora das inundações no Rio Grande do Sul

O presidente do Brasil retuitou um vídeo do governador do Rio Grande do Sul sobre a grave situação das áreas propensas a inundações no estado. O alerta menciona regiões como os vales do Taquari, do Caí e a Região Metropolitana de Porto Alegre, que têm enfrentado fortes chuvas.

O governador destacou o risco de novas inundações devido às chuvas do domingo e da segunda-feira, especialmente nos rios Taquari, Caí e dos Sinos. A possibilidade de o nível do Rio dos Sinos ultrapassar o pico anterior foi mencionada como um ponto crítico, alertando as pessoas a evitarem áreas de risco e encostas de morros.

A situação também preocupa municípios como São Lourenço do Sul, Pelotas, São José do Norte e Rio Grande, com a elevação do nível da Lagoa dos Patos. Na cidade de Pelotas, moradores de 23 localidades foram aconselhados a evacuar suas casas devido à ameaça representada pelo canal São Gonçalo.

O monitoramento do manancial em Pelotas mostrou um aumento para 2,82 metros, próximo ao nível de 2,88 metros registrado durante a enchente histórica de 1941. O alerta de risco de deslizamento de terra em áreas próximas a morros também foi enfatizado pelo governador e pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

About the author