O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou para São Paulo nesse fim de semana para uma agenda privada, segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência. A viagem ocorre ao mesmo tempo em que a ex-prefeita Marta Suplicy e o deputado federal Guilherme Boulos terão a primeira reunião presencial desde que Marta aceitou ser vice na chapa de Boulos para a prefeitura de São Paulo. Não há confirmação se Lula participará desse encontro.
A agenda política em São Paulo tem sido importante para Lula, que passou grande parte do ano passado viajando para compromissos internacionais. Este ano, ele prometeu focar mais em eventos internos no país e nas eleições municipais. Além de apoiar Boulos, Lula também pretende intensificar sua presença em Santa Catarina, estado comandado por um governador bolsonarista.
O PT busca formar alianças estratégicas para fortalecer seus candidatos, mesmo que não tenha muitos nomes competitivos em grandes cidades, como São Paulo. Lula tem se mostrado disposto a atuar como cabo eleitoral e citou a parceria com o vice-presidente Geraldo Alckmin como exemplo de conciliação entre partidos.
Lula também mantém um endereço fixo em São Paulo, onde cresceu e tem seus familiares. A cidade é estratégica para o PT, que mira uma possível reeleição em 2026.
Lula viajou para participar do velório de uma afilhada, mas o governo não divulgou mais informações para preservar a privacidade do ex-presidente e sua família. Ele permaneceu em São Paulo para participar dos eventos sindicais no Dia do Trabalhador, onde destacou o anúncio do reajuste do salário mínimo e projetos para aumentar o valor do salário e expandir a faixa de isenção do imposto de renda. Mais tarde, em dezembro, Lula esteve em São Paulo para um evento de entrega de unidades do Minha Casa Minha Vida, ao lado de Boulos.