Nicolás Maduro foi escolhido como candidato do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) para as próximas eleições presidenciais, programadas para 28 de julho. A decisão foi anunciada pelo vice-presidente da sigla, Diosdado Cabello, que destacou o apoio de mais de 4 milhões de militantes ao atual presidente. Ele ressaltou a capacidade de Maduro em manter a paz e a unidade do país como fatores determinantes para a escolha.
No poder desde 2013, Maduro enfrenta pressões da comunidade internacional para realizar eleições livres na Venezuela. No entanto, o processo eleitoral tem sido marcado por controvérsias, como o impedimento de importantes líderes da oposição de concorrer. Até o momento, a oposição não definiu um candidato para desafiar o atual presidente.
O nome de Nicolás Maduro foi confirmado durante reuniões do Congresso do PSUV e do Congresso da Juventude do Partido, realizadas no Poliedro de Caracas. Sua candidatura representa a continuidade do seu segundo mandato como presidente, sendo aprovada por uma significativa parte dos membros do partido.