Recentemente, cerca de 100 pessoas foram detidas pela polícia durante a evacuação de um campus universitário. Os estudantes que apresentaram identificação da Universidade Northeastern foram liberados, enquanto aqueles que se recusaram a comprovar sua ligação foram detidos.
As manifestações de apoio aos palestinos e contra as ações de Israel na Faixa de Gaza se espalharam por vários campi nos Estados Unidos, começando na Universidade de Columbia, em Nova York. A situação se intensificou quando manifestantes proferiram insultos antissemitas durante o protesto.
O Centro de Ensino da Universidade Northeastern em Boston denunciou a infiltração de organizadores profissionais sem vínculo com a instituição nos protestos estudantis. Os estudantes detidos enfrentarão procedimentos disciplinares, mas não medidas jurídicas.
Enquanto isso, na França, a mobilização pró-Palestina também marcou presença na Sciences Po Paris, com estudantes bloqueando a entrada do prédio histórico da escola em apoio à causa. O primeiro-ministro francês reiterou seu repúdio ao bloqueio em universidades e destacou a importância do respeito mútuo entre manifestantes e a administração das instituições de ensino.