Marta perdeu apoio da periferia em sua última disputa eleitoral

Marta Suplicy, ex-senadora, contou com o apoio da periferia paulistana em sua candidatura como vice na chapa de Guilherme Boulos à prefeitura de São Paulo. No entanto, na eleição de 2016, o voto da periferia não se mostrou tão fiel assim à candidatura de Marta.

Naquele ano, João Doria, então candidato do PSDB, venceu em 56 das 58 zonas eleitorais da capital, incluindo os bairros mais pobres. Essa vitória se deu em zonas eleitorais da periferia onde Marta havia tido resultados favoráveis em eleições passadas, como Guaianases, Cidade Tiradentes, São Mateus e o Capão Redondo.

Esses resultados foram cruciais para João Doria se tornar o primeiro prefeito de São Paulo eleito em primeiro turno. Marta Suplicy, por sua vez, obteve apenas 10,14% dos votos e ficou em quarto lugar naquela eleição.

Para consolo de Marta, ela foi a única candidata que derrotou Doria em duas zonas eleitorais: Parelheiros e Grajaú, ambos bairros periféricos no extremo sul da cidade. Vale ressaltar que o então prefeito, Fernando Haddad, não foi o candidato mais votado em nenhuma zona eleitoral naquele ano.

About the author