Um médico nigeriano naturalizado brasileiro, conhecido como Dr. Tosyn, que atuava em uma clínica de fertilização na zona leste de São Paulo, está foragido da justiça sob suspeita de fraudes. Ele levava uma vida de luxo, com joias e relógios caros, além de circular com seguranças armados. Chegou ao Brasil em 2013 pelo programa Mais Médicos.
Além das investigações por fraudes em pedidos de reembolsos, o médico é acusado por pacientes de casos graves de negligência, causando sangramentos, dores e até mesmo aborto. As pacientes estranhavam o fato de o médico estar sempre acompanhado de seguranças armados, o que gerava constrangimento.
Pacientes relataram que a clínica também os envolvia em fraudes de reembolsos. Foi mencionado o uso de funcionários e seus dependentes para contratar planos de saúde e solicitar reembolsos indevidos. Estratégias eram adotadas para enganar as seguradoras, como dissimulação de pagamentos em lotéricas e bancos em nomes de terceiros.
Dr. Tosyn tentou sair do Brasil em dezembro, mas teve seus passaportes retidos devido às investigações. Após a decretação de sua prisão temporária, ele desapareceu, alegando que estava na Nigéria para cuidar do pai doente. Até mesmo outro médico nigeriano que trabalhava na clínica denunciou o esquema de falsificação de reembolsos, afirmando que sua assinatura foi forjada para sustentar as fraudes.
No dia 7 de fevereiro, em um intervalo de três minutos, foram emitidos pedidos para a operadora de fraudes envolvendo um indivíduo chamado Tosyn. A defesa, representada pela advogada Agatha Martins, alega que a clínica em questão contava com medidas de segurança, como policiais acompanhando Tosyn, porém sem estarem dentro da sala com ele. Segundo a advogada, os pedidos de reembolso questionados eram referentes a exames já realizados.
Caso ocorrido em São Paulo, siga as atualizações através do Metrópoles SP no Instagram. Para denúncias ou sugestões de reportagens sobre a região, entre em contato pelo WhatsApp do Metrópoles SP: (11) 99467-7776.